Technica

Isolamento acústico

Conhecido também como isolamento sonoro, o Isolamento acústico nada mais é do que o método empregado para impedir a propagação do som de um ambiente para outro. São formadas ou colocadas barreiras para impedir a saída dos sons do ambiente. Isso acontece porque o som se difunde no formato de ondas e por essa particularidade, pode se propagar pelo ar, pela água e demais superfícies sólidas. Essa passagem acaba gerando muito incômodo, já que, por mais que se feche as portas e janelas, ainda é possível escutar os ruídos. Com isso, surgiu-se a necessidade dos projetos arquitetônicos serem desenvolvidos considerando o isolamento acústico, que possui como principal objetivo impedir a passagem ou a saída de sons.

Marcelo Canova da Revista ‘Batera e Percussão’ diz que “A única coisa que isola realmente o som é a massa. Quanto mais pesado o material da parede, menos decibéls (dB) passarão para o outro lado.” Isso significa que se você quer realmente um ambiente isolado de som, a indicação é utilizar-se de materiais pesados.

Sabendo que os materiais que melhor isolam os ruídos são os mais densos e pesados, convém ressaltar que o isolamento acústico não torna um determinado ambiente totalmente à prova de som, ele apenas minimiza os níveis de ruído, o que já proporciona uma enorme diferença em um espaço. Isolar 100% um ambiente, é praticamente impossível, visto que o som tem uma característica de propagação muito ampla, por vários meios.

Estudos indicam que o aço isola sete vezes mais que o concreto. O chumbo, isola cerca de vinte vezes mais que o aço, devido as suas características de não vibrar com os sons graves. Fazendo uma análise simples, concluímos que o lugar melhor isolado acusticamente do mundo é um cofre de banco. Mas como será que o som ficaria lá dentro do cofre?

É aí que entra o que chamamos de tratamento acústico. Você pode construir um ambiente bem isolado acusticamente mas com um som horrível dentro dele. Não adianta você fazer um ambiente tipo “cofre”, ou seja, totalmente isolado se vai precisar utilizar som lá dentro. Neste caso, é necessário estudar os materiais adequados para serem utilizados de forma harmônica, unindo isolamento e tratamento acústico com uma boa estética. O conforto precisa estar presente em todas as formas possíveis.

O isolamento acústico pode ser feito tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro, dependendo muito da necessidade local. O estudo do local e a técnica a ser aplicada deve visar a proteção do usuário da interferência de ruídos, impedindo que sons externos (trânsito ou barulho de aviões, por exemplo) adentrem qualquer espaço. D e forma semelhante, evitar que os sons de uma casa de show incomodem as residências vizinhas.

Nas construções residenciais, seja casas ou edificações em geral, o isolamento é realizado nas paredes, janelas e entre pisos (no caso de edificações) para diminuir a passagem de som e aumentar o conforto dos moradores. Praticamente qualquer área da sua casa pode receber o isolamento acústico: do chão ao teto, nas paredes, portas e janelas. Veja na Figura 01, abaixo:
Figura 01 – Falta de isolamento acústico na edificação
Fonte: Caseabc.it, 2019

A NBR 15.575 — Edificações Habitacionais — Desempenho, aborda uma série de exigências que dizem respeito à qualidade e conforto que as construções devem ter. O isolamento acústico é um dos pontos abordado pela norma, ou seja, existem valores mínimos que devem ser respeitados e seguidos.

Materiais acústicos para fins de isolamento

Existem diversos materiais de isolamento que podem ser aplicados para ajudar a minimizar os níveis de som e também aumentar o conforto em sua residência.

O stress e a depressão são problemas sérios de saúde pública, que estão, comprovadamente, intimamente ligados ao barulho de congestionamentos nas cidades brasileiras. O uso de revestimentos que reduzem a transmissão de ruídos entre ambientes pode amenizar este incômodo. Segundo o engenheiro e diretor da Sonar Engenharia, Olavo Fonseca Filho, para cada tipo de situação e intensidade de ruído será indicado um material ou uma combinação de materiais específicos para o tipo de isolamento acústico requerido.

Tanto os ambientes residenciais como os comerciais ou de ordem pública, necessitam de uma avaliação profissional para fazer o projeto adequado ao isolamento esperado do ambiente em questão. Pode ser que se utilize apenas de um material, como também pode ser composto um mix de materiais para chegar a um resultado mais interessante. Alguns materiais acústicos bastante utilizados para fins de isolamento são:

Lã de Vidro: Confeccionada a partir de sílica e sódio a elevadas temperaturas, aglomerados por resinas sintéticas, é bem eficaz termoacusticamente e alta resistência ao fogo. É leve e de fácil manuseio. Possui característica incombustível (não propaga chamas), o que evita riscos de incêndio. Indicada mais para aplicação em forros, paredes de drywall e contrapisos. Normalmente comercializada em rolos ou painéis. Veja na Figura 02 abaixo:

Figura 02 – Lã de Vidro
Fonte: Doceobra, 2019

Lã de Rocha: Confeccionada a partir de rochas vulcânicas chamadas diábase, é resistente ao fogo. Possui elevado índice de absorção acústica e é considerada excelente isolante térmico. Indicada para forros, paredes de drywall, pisos flutuantes, coberturas e para revestir dutos de ar condicionado. É um material flexível e está disponível nos formatos manta, painel, feltro, flocos e tubo. Veja na Figura 03, abaixo:

Figura 03 – Lã de Rocha
Fonte: Tecnovapor, 2019

Lã de PET: Confeccionada a partir da reciclagem de garrafas plásticas, com forte apelo sustentável. Resistente ao fogo e tem bom desempenho termoacústico. Fabricado em diferentes densidades, formatos e dimensões, associa-se a estruturas metálicas e pisos de escritórios, indústrias, galpões, teatros, auditórios, residências, hospitais, escolas e universidades. Veja na Figura 04, abaixo:

Figura 04 – Lã de Pet
Fonte: Artesana, 2019

Espumas acústicas: Existem diversas espumas no mercado, dentre elas, algumas de poliuretano, que recebem aditivos para retardar o propagação do fogo e reduzir a produção de fumaça tóxica e outras espumas acústicas especiais, fabricadas a partir de melamina, são quase incombustíveis, ou têm baixíssimos índices de produção de fumaça tóxica. Veja na Figura 05, abaixo:

Figura 05 – Espuma acústica tipo Sonex:
Fonte: Technica, 2019

Borrachas sintéticas: As borrachas sintéticas são usadas nos pisos para absorver ruídos de impacto. Fabricadas a partir de pneus reciclados, também têm apelo sustentável. Veja na Figura 06, abaixo:

Figura 06: Borracha Sintética
Fonte: Isoline, 2019

Painel Wall: É composto por duas camadas de placas cimentícias, sem adição de amianto, com miolo em madeira. Possui bom desempenho acústico, é normalmente aplicado nos pisos de mezaninos de lojas e combinado com borrachas sintéticas, nos flutuantes. Também usado para isolamentos acústicos de máquinas. Veja na Figura 07, abaixo:

Figura 07 – Painel Wall
Fonte: AECWeb, 2019

Jateamento de fibra de celulose: Composto de fibras naturais de celulose mineralizadas à base de água e cola. É um produto que respeita o meio ambiente (atóxico) e é quimicamente tratado com retardante à chamas (CLASSE A). Trata e isola ruídos, além de reter a passagem de calor em até 80%, fazendo assim, o controle de condensação em grandes áreas, como galpões. Veja na Figura 08, abaixo:

Figura 08 – Jateamento de celulose
Fonte: Technica Acústica Profissional, 2013

O isolamento acústico em obras não é só importante, como também é lei. Fazer o isolamento durante a construção diminui o stress e o retrabalho pós-obra, sem contar que é muito importante garantir conforto aos usuários dos ambientes projetados em questão e também da vizinhança.
Principais vantagens do isolamento acústico

Reduz a poluição sonora: O excesso de ruídos indesejáveis, a tão famosa ‘Poluição Sonora’, incomoda tanto os usuários do interior do ambiente quanto os vizinhos. Em se tratando de residências, escritórios, consultórios, clínicas, hospitais e outros ambientes similares, o barulho pode atrapalhar as pessoas nas suas tarefas diárias, tirando o foco e a concentração. Em se tratando de ambientes comerciais, como casas de shows, igrejas, salões de festas, restaurantes, dentre outros, pode deixar o ambiente carregado e extremamente desconfortável acusticamente, o que pode causar efeito inverso ao desejado. Ao invés de atrair pessoas, pode distanciá-las do local.

Diminui atritos entre vizinhos: A percepção do ruído é um característica muito peculiar, variando de pessoa a pessoa, por isso é difícil mensurar a quantidade de barulho que atrapalha. Geralmente o som que incomoda ocorre nos momentos de descanso. Assim, investir no isolamento de seu ambiente previne possíveis incômodos com o som alheio e diminui os riscos de desavenças entre vizinhos.

Aumenta a privacidade: A privacidade é fundamental em determinados locais, tais como consultórios, residências, clinicas, etc. As habitações multifamiliares — os apartamentos, são os recordistas de reclamações pela falta de isolamento acústico. Os devidos cuidados com a construção são fundamentais para evitar tais incômodos e até possíveis ações judiciais, já que a NBR 15575 estipula valores mínimos para estes modelos construtivos.

Isolamento acústico x Absorção sonora

Isolamento acústico e Absorção sonora são dois conceitos distintos que se referem às propriedades dos materiais de absorver ou de isolar o som.
Apesar de muitas pessoas confundir isolamento acústico com absorção sonora, os termos em si se referem a situações desiguais. O isolamento e a absorção são formas diferentes de evitar que o som se propague para outros ambientes ou dentro do próprio local. Na verdade, o isolamento e a absorção sonora são etapas distintas e complementares do processo que chamamos de “tratamento acústico”. O tratamento acústico é um processo que envolve diversas etapas, das quais a melhor opção é contratar um especialista para diagnosticar e propor a melhor solução para adequação a fim de alcançar seus objetivos.

Esses conceitos são muito bem explicados pelo arquiteto doutor em acústica Lineu Passeri Júnior, diretor técnico da Passeri Acústica e Arquitetura: “Quando ondas sonoras incidem sobre determinada superfície e não são refletidas para o recinto em que foram produzidas, temos a absorção sonora. Ou seja, a energia, no todo ou em parte, foi absorvida pelo material. Porém, quando as ondas sonoras refletem de volta ao ambiente é porque, no todo ou em parte, a energia foi isolada pelo material da superfície em questão”.
Essa reflexão do som, também chamada de reverberação, pode ser controlada com o uso de materiais que possuem a capacidade de absorção sonora, o que resulta na redução do nível de ruído interno, maior clareza, audibilidade (poder escutar bem) e inteligibilidade (entender o que está sendo dito).
A absorção sonora deve ser feita quando o usuário precisa de melhores condições de comunicação ou redução de ruído. Para ambientes mais técnicos como estúdios ou teatros que requerem maior qualidade de som com garantia de melhor equilíbrio acústico, ou seja, quando nenhuma frequência pode se destacar mais que outra, a absorção sonora deve ser realizada por profissionais qualificados, tais como especialistas, devido à complexidade do projeto.

Enquanto os materiais considerados bons absorvedores sonoros são os leves (pouca massa), moles e porosos, os isolantes acústicos são os pesados (muita massa), duros e lisos, como concreto, aço, vidro e chumbo, dentre outros. Cada recinto, conforme sua utilização, requer critérios bem definidos em relação aos níveis de ruído e ao tempo de reverberação, para permitir o conforto acústico e/ou eliminar as condições nocivas à saúde.

O isolamento quer deixar o ambiente livre de ruídos externos ou evitar que o som interior saia para áreas vizinhas. Já a absorção sonora tem por objetivo evitar a reverberação excessiva do som dentro do ambiente, tornando-o mais agradável. Veja exemplos na Figura 09 abaixo:
Figura 09 – Isolamento x Absorção sonora em uma edificação
Fonte: Incrível Club/Reprodução, 2019

Como saber quando utilizar cada um dos métodos?

Vamos imaginar que você tenha uma reunião de negócios e próximo ao seu escritório existe uma obra. Se seu escritório for isolado de forma adequada, os ruídos de fora não se propagarão para o interior do escritório e consequentemente não causarão incomodo.

Agora, imagine a mesma reunião, porém em um setor que existe dentro de um escritório panorâmico. As conversas do escritório acabam fluindo para o setor onde você está trazendo desconforto acústico.

Para esta situação, o tratamento adequado seria com materiais de absorção sonora, pois é o próprio ruído interno que está gerando incômodo.
Situações simples de imaginar, mas dá para ter ideia da diferença entre os dois procedimentos. Muitos profissionais tem dúvidas sobre qual material seria mais adequado em determinadas situações. Quando se trata de ambientes como restaurantes, escritórios, salas de aula e igrejas, o ideal é utilizar o método da absorção sonora, onde se deseja a melhor propagação e inteligibilidade do som.

Vale ressaltar que tanto o isolamento acústico quanto a absorção sonora, devem ser projetados e executados por profissionais especializados, pois um bom projeto, a qualidade dos produtos e a mão de obra especializada fazem toda diferença para alcançar a excelência do resultado.

O engenheiro acústico ou especialista na área, saberá alinhar cuidadosamente os métodos de absorção e isolamento de acordo com a real necessidade do ambiente, associando materiais de qualidade, mão de obra qualificada, além de projetar dentro das normas que regem o setor.

CONCLUSÃO

A definição dos sistemas de isolamento acústico e de absorção sonora é feita no projeto acústico ou de arquitetura considerando as características e a real necessidade de cada ambiente. Em casos de isolamento acústico, é preciso se atentar ao ruído máximo admissível no interior do ambiente, para o conforto dos usuários; e o ruído máximo admissível no exterior, para o conforto da vizinhança.

“A norma técnica ABNT NBR 10.151, intitulada Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade, fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades – independentemente da existência de reclamações – e especifica um método para a sua medição”, diz Passeri.

A simples aplicação de materiais acústicos fornecidos ou utilizados sem critérios rígidos de projeto não garante a solução do problema. Portanto consulte sempre um engenheiro acústico.

Por: Mariluza Araujo; Eng. Civil. 

CONTATO

Como podemos ajudá-lo? Estamos aqui para ouví-lo, claro e em bom som! Deixe suas dúvidas, sugestões ou solicite um orçamento. Utilize para nos ajudar a te ajudar ;)

Envie sua mensagem

Envie sua solicitação, duvidas ou sugestões.
Retornaremos o seu contato o mais breve possível.