Technica

6 dicas de acústica para minimizar barulhos incômodos no home office

O doutor em engenharia ambiental e acústica Pablo Serrano lista soluções para adaptar o espaço de trabalho residencial e melhorar a qualidade sonora do ambiente

Trabalhar em casa se tornou uma realidade para muitos profissionais, empresas de diferentes segmentos adotaram o home office para continuar funcionando durante a pandemia de covid-19 sem colocar em risco a saúde dos colaboradores.

Para que o home office funcione, no entanto, algumas adaptações são necessárias, principalmente para quem não está acostumado a trabalhar em casa. Além da mudança de hábitos, alguns fatores do ambiente são essenciais para que o profissional consiga trabalhar normalmente. Ter uma cadeira confortável, uma mesa na altura correta e um ambiente iluminado são alguns deles. E o barulho que vem da rua ou dos vizinhos pode ser um grande problema para quem precisa manter o ritmo e a concentração trabalhando de casa.

Um local silencioso e livre de barulhos indesejados contribui para mais saúde, conforto e produtividade do trabalhador. Mas nem sempre isso é possível, principalmente quando

— O excesso de ruídos interfere na conversação e inteligibilidade da fala, e traz problemas de saúde relacionados à doenças cardiovasculares, efeitos psicossociais generalizados, redução do desempenho e da atenção, além de aumento do comportamento agressivo 1 explica Pablo Serrano, PhD em Engenharia e Meio Ambiente pela University of Southampton, no Reino Unido, e consultor acústico. 

Ele fala que ambientes de trabalho acusticamente adequados são essenciais para saúde e bem-estar dos funcionários, pois resultam em ganhos na capacidade de concentração e produtividade. 

— No home office essa necessidade de qualidade acústica permanece. O que muda são os recursos disponíveis para obtê-la em um ambiente que não foi previamente projetado para o trabalho.

As reuniões online, gravações, webinars e lives também aumentaram nesse período, e a acústica dos ambientes em que as transmissões ocorrem também pode prejudicar o áudio, gerando um resultado de qualidade ruim e levando a um desengajamento do público.

Para tentar contornar os problemas de barulho e falta acústica ideal no home office, Pablo Serrano sugere algumas melhorias simples e, se possível, investimentos em materiais de isolamento acústico que vão fazer a diferença na hora de estruturar o escritório em casa.

Escolha um cômodo longe da rua: o barulho emitido por veículos em ruas e rodovias é a principal fonte de ruído em grandes cidades. Por isso, a primeira dica é escolher como local de trabalho um cômodo que esteja o mais distante possível da rua. 

— Às vezes é difícil, mas se puder, tente remanejar um cômodo para servir de escritório nesse período — fala o engenheiro.

Aproveite mobílias e revestimentos que absorvam o som: móveis, livros, tapetes, cortinas e outros itens que as pessoas têm em casa ajudam na absorção do som e são grandes aliados na hora de gravar ou transmitir conteúdos em áudio ou vídeo. 

— Se sua sala tem pouca mobília e paredes de alvenaria pintadas, considere colocar painéis de absorção sonora em pontos estratégicos, como atrás do seu monitor, na parede atrás de você, logo aos lados, e no teto logo acima de você, na meia distância entre o monitor e a sua cabeça — sugere Serrano.

Sempre que possível, use equipamentos direcionais: a escolha do microfone adequado interfere na qualidade do áudio. Por isso, opte sempre por equipamentos direcionais, ou seja, aqueles que captam mais diretamente a voz e não os sons que estão ao redor. Headsets com microfones próximos à boca são boas alternativas. Microfones de lapela, gravadores direcionais e até mesmo o microfone do fone de ouvido do celular são alguns exemplos de equipamentos que permitem uma captação mais direcionada e limpa do som.

Escolha os melhores horários para gravação: independentemente de todas as dicas, é provável que cada casa esteja mais silenciosa em determinados horários do dia. Descobrir qual é o melhor horário para gravar ou fazer lives contribui para que o conteúdo tenha mais qualidade sonora.

Invista em janelas acústicas: portas e janelas servem não apenas para garantir privacidade ao seu local de trabalho, mas também atuam como barreiras para o som. Mas janelas comuns não são tão eficientes contra o tráfego de veículos, sons de obra ou vizinhos barulhentos.

Se seu trabalho em casa é algo permanente e seu ambiente apresenta problemas de ruídos muito graves, o ideal é ter janelas acústicas ou antirruído que são geralmente compostas por vidros duplos separados por uma câmara de ar ou uma camada de película de polivinil butiral, o PVB. Quanto mais densa a esquadria da janela (alumínio, ferro), mais ela irá isolar o som, visto que pelo vidro é sempre mais previsível saber o quanto de som passa.

A escolha do tipo de janela acústica varia de acordo com o ambiente, por isso, consultar especialistas em isolamento acústico é primordial antes de começar a construir. Se tudo já está construído, soluções de sobreposição são uma ótima alternativa que evita obras e é muito rápido de instalar.

Revestimentos acústicos: assim como no caso das janelas, um investimento que pode ser necessário é em revestimentos acústicos. Eles são feitos com materiais cujas propriedades acústicas atenuam o som dos ruídos externos ou ruídos de dentro do ambiente. 

— Hoje existe uma enorme quantidade de produtos, materiais e dispositivos acústicos disponíveis no mercado, muitos deles podendo ser customizados. Um especialista em acústica pode te ajudar a escolher a opção mais adequada para o seu escritório em casa — explica Serrano.

CONTATO

Como podemos ajudá-lo? Estamos aqui para ouví-lo, claro e em bom som! Deixe suas dúvidas, sugestões ou solicite um orçamento. Utilize para nos ajudar a te ajudar ;)

Envie sua mensagem

Envie sua solicitação, duvidas ou sugestões.
Retornaremos o seu contato o mais breve possível.